Rouxinol-pequeno-dos-caniços

Tanta gente conhece a sua reputação e tão poucos os veem… Falo de rouxinóis, mas não do que habitualmente ouço à porta de casa (Rouxinol-comum Luscinia megarhynchos) que tem um canto muito melódico. Escrevo sim sobre o rouxinol-pequeno-dos-caniços Acrocephalus scirpaceus cujo o canto é bastante mais modesto.

Numa destas manhãs encontrei este pequeno a alimentar-se por entre as canas e caniços junto à praia fluvial da Ortiga, no início fez-me lembrar uma felosa, mas a cauda arredondada e a forma do bico despertou-me a atenção, pelo que tirei umas fotos para estudar melhor em casa.

Mais tarde acabei por confirmar que realmente se tratava de um rouxinol.

Esta ave tem a plumagem acastanhada, mas nestas fotografias a influencia dos reflexos verdes da vegetação fazem-nos crer que é esverdeada, pura ilusão.

O rouxinol-pequeno-dos-caniços é estival em Portugal e, tal como o nome indica, frequenta e faz o ninho em caniçais e por lá se alimenta. É essencialmente uma ave insectívora embora neste momento julgo que se estaria a alimentar das pequenas sementes desta planta.

Não sei se esta ave nidificou por cá ou se está apenas de passagem para África para passar o Inverno. Na zona de Ortiga e junto à barragem de Belver existe um bonito caniçal, quem sabe este não terá nidificado por lá.

Abraço!

Gady

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.