Um local bonito.

Finalmente vieram as primeiras chuvas, este ano bastante atrasadas pois não me lembro de tal situação ter acontecido.

As temperaturas baixaram um pouco o que foi um claro convite a um passeio pelo campo, e assim foi!

Num local onde passei há umas semanas atrás havia algo por que eu já passara imensas vezes e nunca tivera a curiosidade de espreitar. Falo da foz da Ribeira de Eiras onde existe uma antiga azenha.

Sim, por ali existem bastantes azenhas em poucos quilómetros de ribeira, algumas nunca mais veremos pois já sucumbiram à própria natureza, outras estão submersas depois da construção da barragem e consequente subida das águas. Mas esta de que falo fica na “linha vermelha” ou seja quando a barragem está no máximo da sua capacidade, apenas o cabouco (cave) fica alagado.

Na última vez que ali passei há umas semanas atrás apenas consegui passar a ribeira saltando de pedra em pedra, mas desta vez tinha muito espaço para fazer a passagem pois a água estava bem mais baixa.

De facto e como podem ver pelas fotografias que aqui ponho o ambiente estava mesmo fantástico!

Fui me aproximando da azenha e realmente já lá devia ter ido há bastante mais tempo, pois aquelas paredes parecem conter magia.

As paredes ainda resistem, as mós já há muito que terão desaparecido, os telhados também desapareceram, numa parede está um “escrito” que não consigo decifrar.

Espreito pela janela e a paisagem é de cortar a respiração, este local recuperado daria uma bela casa de férias, ou até mesmo para turismo.

Por ali existem vários anexos, provavelmente antigas casas, e uma pequena passagem deveria fazer parte da antiga levada de água.

À volta reparo que outra construção está submersa, não sei do que se tratará, no topo tem umas peças de barro, o resto encontra-se debaixo de água.

No céu um casal de patos bravos passam para sul e eu dou por terminado o passeio.

Abraço!

2 thoughts on “Um local bonito.

  1. Realmente do escrito na parede le-se claramente 30 mas nao se consegue ler nada mais! Notam-se tambem o que perece ser 3 furos do lado Dto, sendo que o do centro esta mais pronunciado.! O escrito esta em um pedra que parece ter sido uma mo de moinho, sera ?

    Gostar

    • Não creio a não ser que seja de o fragmento de uma mó partida…
      Realmente o 30 é visível agora como decifrar o resto é que é complicado, tenho de lá voltar e tentar limpar um pouco a pedra…
      Obrigado pelo comentário. Abraço!

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.