No meu terraço…

Há umas semanas atrás encontrei uma grande teia de aranha no terraço de minha casa, por cima das muitas plantas que tenho por lá.

Não vi a aranha à primeira, mas, depois de procurar um pouco lá estava ela num canto da sua teia, bem escondida, caso fosse na natureza estaria debaixo de alguma folha, mas aqui esconde-se na cerca artificial que ali tenho.

Trata-se de uma aranha-de-cruz Araneus diadematus, aquele conjunto de manchas brancas no seu abdómen denunciam a forma de uma cruz, a sua principal característica.

Esta, sem duvida pelo tamanho (cerca de 2cm), trata-se de uma fêmea e como acontece noutras espécies o macho é bastante mais pequeno, neste caso não excedendo 1cm.

A aranha-de-cruz pertence a um grupo diferente da aranha-lobo, aranha-napoleão e de outras que não constroem teia e que caçam por “emboscada”, esta constrói uma teia circular e aí é o seu campo de caça. Os seus olhos minúsculos têm uma função secundária não vendo muito bem, em contrapartida tem uma enorme sensibilidade sendo o tacto o seu principal sentido, controlando através dele tudo o que se passa na sua teia.

A cor desta aranha pode variar entre os castanhos e os laranjas avermelhados.

Segundo tive a oportunidade de observar, por vezes estas posiciona-se mesmo no centro da teia à espera que alguma presa lá fique agarrada, mas na maior parte do tempo está num canto escondida, e ao cair uma presa rapidamente a ataca, picando-a e logo de seguida envolve-a com a sua teia.

Fiz várias experiências e reparei que a teia até é bastante forte, pois conseguiu segurar um pequeno gafanhoto que logo se tornou refeição desta minha extravagante inquilina!

Abraço!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.