“Empusa pennata”

Empusa pennata

Para mim, este é um dos mais caricatos louva-a-deus que podemos encontrar no nosso país. Este distribui-se pela Península Ibérica e sul de França.

Uma das suas principais características é a pretuberância no alto da cabeça que lhe confere um aspecto único entre as restantes espécies de louva-a-deus que poderíamos encontrar por aí. Também o abdómen é diferente pois é revirado para cima e tem um aspecto foliáceo.

Nestas fotos trata-se de uma fêmea, apresenta as antenas pequenas, já o macho tem antenas bem maiores e em forma de pena. É engraçado, pois ao contrário de outras espécies de louva-a-deus, quando se dá o acasalamente a fêmea não devora o macho.

O Empusa pennata tem umas cores bem mais discretas e neste caso foi uma sorte tê-lo encontrado, pois era praticamente da cor da vegetação envolvente, estava perfeitamente camuflado.

Durante o seu crescimento fazem cerca de seis mudas pelo que é na última que se vai determinar a cor do espécime adulto, que vai depender do meio onde vive quando esta ocorrer, podendo essas cores serem desde esverdeadas, passando pelo ocres, castanhos ou cinzentos.

Apesar do aspecto, este pequeno ser é completamente inofensivo e um grande amigo do ser humano, já que mantém muitos outros insectos afastados das nossas hortas.

Estejam atentos!

Até ao próximo artigo, abraço!

Gady

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.