Hoje, numas das minhas visitas ao Rio Tejo, dediquei-me um pouco a fotografar a felosa-comum Phylloscopus collybita, esta, é uma das cerca de vinte espécies que poderemos ter a sorte de encontrar em Portugal.
Apesar do nome “felosa comum”, não se encontra por cá nos meses quentes. É uma espécie invernante e só nos visita nos meses mais frios do ano, tornando-se nesta altura uma ave bastante comum.
Quanto a mim tem um comportamento algo irrequieto, sempre aos saltos por entre a vegetação rasteira em busca de insectos e outros vermes para se alimentar.
A identificação das felosas é sempre algo complicada, no entanto com um pouco de atenção poderemos diferencia-la de outras. As patas são escuras, bico fino, listra supraciliar ténue, asas são escuras, dorso cinzento esverdeado e na parte de baixo é mais pálida.
Desafio a verem este artigo a felosa-músical Phylloscopus trochilus neste link: https://respiranatureza.com/2017/10/04/phylloscopus-trochilus/
Existe uma felosa muito parecida com a felosa-comum, trata-se da felosa-ibérica Phylloscopus ibericus, mas esta no Inverno ruma a África pelo que a encontrarem-se será na transição do verão para o outono. A principal diferença entre as duas é o seu canto pelo que deixemos isso para “profissionais” na matéria.
Abraço, e procurem por vocês mesmos!
Gady