Semelhantes mas diferentes…

Hoje pela tarde resolvi ver como estava o nosso rio Tejo, e aproveitar para fotografar algumas aves. Decidi focar-me em duas delas, que embora, muito parecidas são facilmente distinguíveis.

Estou a falar da garça-branca-pequena Egretta garzetta e da Garça-boieira Bubulcus ibis, também conhecida como “carraçeiro”.

Encontrei as duas espécies junto ao Tejo, mas a garça-branca-pequena encontra-se em maior número. Observei apenas um carraçeiro. Embora parecidas, as diferenças são notáveis para os mais atentos.

A garça-branca-pequena, tem o bico preto, e as patas são muito características, são pretas com os “pés” amarelos. Quando na época de reprodução apresenta umas plumas compridas na parte posterior da cabeça.

A garça-boieira, nesta altura do ano apresenta o bico amarelo e as patas pretas. Na época de reprodução o bico e as patas tornam-se mais alaranjadas, nessa altura também a plumagem de cor branca ganha manchas alaranjadas no dorso e na coroa.

Para os mais curiosos poderão ver um outro artigo que escrevi há uns meses sobre a garça-boieira neste link: https://respiranatureza.com/2016/12/30/garca-boieira-bubulcus-ibis/

Abraço!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.