Peneireiro-comum – “Falco tinnunculus”.

Por entre as rapinas que podemos encontrar por Portugal, o peneireiro-comum ou peneireiro-de-dorso-malhado Falco tinnunculus é uma delas. Uma pequena ave de rapina, que podemos caracterizar, pela forma como por vezes caça. Depois de descoberta a presa, este paira sobre ela, como se estivesse parada no ar (peneirando) apenas batendo as asas para depois se deixar cair, capturando-a.

Pertence à família dos falconídeos, destaca-se dos outros membros desta família por ter a cauda mais comprida.

As asas são pontiagudas, com a ponta da asa preta na parte superior, o dorso é cor de ferrugem. Diferenciando a fêmea do macho, esta é maior e menos colorida, a cauda é barrada e o peito malhado. O Macho tem a cauda e a nuca lisa de cor cinzenta, também o peito não é tão barrado como o da fêmea. Ambos apresentam uma barra terminal larga de cor escura.

Existe uma espécie muito parecida, não tão comum, o peneireiro-das-torres Falco naumanni, a sua principal diferença são a cor das garras, as deste são claras enquanto que as do peneireiro-comum são pretas. Também difere por ter o dorso liso sendo também conhecido por peneireiro-de-dorso-liso.

Normalmente, encontro-o em locais diversos, é habitual por exemplo, vê-lo pousado em postes à beira da estrada, na ponta de um pinheiro ou mesmo em maciços rochosos, locais privilegiados para observar o local de caça.

Esta ave frequenta normalmente zonas descampadas, terrenos em pousio e outras zonas agrícolas em altitude ou não. Ali alimenta-se de pequenos seres vivos, roedores, aves, répteis, insectos, entre outros.

Estejam atentos!

Abraço.

Gady

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.