Por entre as rapinas que podemos encontrar por Portugal, o peneireiro-comum ou peneireiro-de-dorso-malhado Falco tinnunculus é uma delas. Uma pequena ave de rapina, que podemos caracterizar, pela forma como por vezes caça. Depois de descoberta a presa, este paira sobre ela, como se estivesse parada no ar (peneirando) apenas batendo as asas para depois se deixar cair, capturando-a.
Pertence à família dos falconídeos, destaca-se dos outros membros desta família por ter a cauda mais comprida.
As asas são pontiagudas, com a ponta da asa preta na parte superior, o dorso é cor de ferrugem. Diferenciando a fêmea do macho, esta é maior e menos colorida, a cauda é barrada e o peito malhado. O Macho tem a cauda e a nuca lisa de cor cinzenta, também o peito não é tão barrado como o da fêmea. Ambos apresentam uma barra terminal larga de cor escura.
Existe uma espécie muito parecida, não tão comum, o peneireiro-das-torres Falco naumanni, a sua principal diferença são a cor das garras, as deste são claras enquanto que as do peneireiro-comum são pretas. Também difere por ter o dorso liso sendo também conhecido por peneireiro-de-dorso-liso.
Normalmente, encontro-o em locais diversos, é habitual por exemplo, vê-lo pousado em postes à beira da estrada, na ponta de um pinheiro ou mesmo em maciços rochosos, locais privilegiados para observar o local de caça.
Esta ave frequenta normalmente zonas descampadas, terrenos em pousio e outras zonas agrícolas em altitude ou não. Ali alimenta-se de pequenos seres vivos, roedores, aves, répteis, insectos, entre outros.
Estejam atentos!
Abraço.
Gady