Pelos campos do concelho de Mação, podemos encontrar várias espécies da nossa flora, com grande interesse, entre elas está o bem querido e conhecido alecrim Rosmarinus officinalis. Quem nunca arrancou as suas folhas e as esfregou na mão para sentir o seu forte odor? Bom não?
Esta planta, de origem mediterrânea, desde os tempos ancestrais despertou grande interesse no ser humano.
Embora muito comum, julgo ter sido a primeira vez que o fotografei. Foi numa manhã destas enquanto caminhava junto à anta da foz do Rio Frio, um monumento megalítico situado na freguesia da Ortiga-Mação, numa colina onde o rio frio se encontra com o rio Tejo.
Um conjunto de pedras ao alto são apenas o esqueleto do que em tempos foi uma “mamoa”, esteios ou simples colunas que teriam lajes no topo, tudo isto em tempos estaria coberto de terra. Apesar do seu estado dá para perceber bem a sua fisionomia.
Muitas outras antas existiram no concelho de Mação mas estas talvez por ignorância ou apenas por estupidez acabaram por ser destruídas. Apenas resta uma outra, que foi alvo de escavações há poucos anos, a anta da Lajinha, na freguesia de Cardigos, também no concelho de Mação.
Aqui bem perto na Torre Fundeira, concelho do Gavião, está uma outra anta, esta construída em granito sobre a qual já escrevi um artigo em 2017, o qual poderão ler aqui: https://respiranatureza.com/2017/09/18/entre-dois-concelhos-parte-1/
Voltando ao alecrim, este é bastante usado como planta ornamental e perfeitamente adaptada ao nosso clima. Suporta bem as podas, pelo que por vezes, é usada como pequenas sebes em jardins ou parques.
Na culinária é usado, por exemplo, no tempero de carnes, a nível medicinal é usado para fazer infusões, para extrair óleos. Também queimado pode ser usado como incenso.
Para propagar esta planta basta cortar uma estaca no inverno, com escassos 10 cm, que até ao verão irá enraizar perfeitamente.
Por que não experimentar?! Sabe bem sair à porta de casa, principalmente, no verão nos dias quentes e sentimos o cheiro aromático do alecrim.
Abraço.
Artigo inspirador
GostarGostar
Obrigado.
GostarGostar