Chasco-ruivo “Oenanthe hispanica”

Chasco-ruivo Oenanthe hispanica

No “baú das recordações”, encontrei esta foto já com uns aninhos… se não estou em erro, Abril de 2015, junto à escola fixa de trânsito. Na altura ainda nidificava um casal, tempos que já lá vão.

Trata-se de um macho de chasco-ruivo Oenanthe hispanica, uma ave insectívora com cerca de 15 cm. É estival em Portugal, normalmente frequenta espaços abertos, zonas algo áridas e com pouca vegetação, zonas pedregosas ou por vezes em grandes áreas lavradas. Faz o ninho entre as rochas, nas fendas ou buracos das mesmas, por vezes no meio da vegetação ou na base de um arbusto.

Não é uma ave muito comum e não se encontra em bandos, normalmente encontra-se apenas o casal, ocasionalmente com a prol. As populações desta ave estão em declínio em Portugal, pelo que é considerada uma ave vulnerável e em perigo de desaparecer em muitos locais.

Em Portugal podemos encontrar três espécies de chascos. O chasco-preto, mais raro e mais restrito, existindo apenas no Centro-Sul da Península-Ibérica. O chasco-cinzento que também é uma espécie estival tal como o chasco-ruivo.

São todos distintos, o que facilita a sua identificação. O macho do chasco-ruivo apresenta três cores. Na Primavera é cor de areia, preto nas asas, máscara e penas centrais da cauda também são pretas. Engraçado que podemos encontrar o macho desta espécie com duas formas: mascarilha preta, ou ainda com mascarilha, mento e garganta preta. Com a chegada do Verão vai perdendo os tons de areia ficando branco e preto.

O macho é facilmente encontrado pois normalmente coloca-se num ponto elevado para controlar o seu território, nas rochas, num poste de telefone ou em outro local elevado.

A fêmea é bem mais discreta, apresenta tons castanhos.

É relativamente fácil de fotografar, creio que estaria a uns 25 metros dele, a máquina que usava é que era bastante fraquinha…

Para ser sincero tenho andado meio distraído com esta ave, vou tentar encontrá-la de novo nas próximas semanas.

Abraço!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s