Arrebenta-bois – “Berberomeloe majalis”

Arrebenta-bois

Na semana passada cruzei-me com um insecto algo estranho, mas que não me era desconhecido. Tratava-se de um coleóptero, conhecido comumente como arrebenta-bois Berberomeloe majalis, pertencente à família Meloidae.

São designados coleópteros insectos que possuem quatro asas, duas das quais são coriáceas, designadas de élitros. À primeira vista não reparamos que este as possua, no entanto com uma observação mais atenta veremos que realmente existem dois élitros muito reduzidos junto ao tórax.

É um insecto de fácil identificação, apresentando o corpo alongado com fundo preto, contrastando com bandas transversais de cores avermelhadas. De realçar que existem espécimes totalmente pretos.

O que encontrei media cerca de 6 cm e pode ser encontrado pela Península-Ibérica, Sul de França, e parte do Norte de África.

Normalmente habita em locais secos e solarengos, neste caso encontrei-o numa zona aberta, ventosa e exposta ao sol.

Nos estádios larvares são parasitas, chegam a subir ao cimo de uma flor e apanham e parasitam abelhas, apanhando boleia para o ninho destas, onde acabarão por se alimentar das larvas da abelha e das reservas de pólen e néctar. Na fase adulta este coleóptero alimenta-se de folhas e flores.

Tal como outros coleópteros quando se sente ameaçado liberta uma substância tóxica e irritante denominada por cantaridina, um meio de defesa para desencorajar possíveis predadores.

Nota: Artigo sobre o escaravelho Blaps lusitanica, que tem um método de defesa parecido com o arrebenta-bois, vejam neste link: https://respiranatureza.com/2017/01/09/blaps-lusitanica/

Abraço!

One thought on “Arrebenta-bois – “Berberomeloe majalis”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.