Tal como prometi no respiranatureza.com, hoje vou continuar a falar sobre tritões, mais precisamente do tritão-marmoreado Triturus marmoratus.
Em Portugal o tritão-marmoreado encontra-se normalmente a norte do rio Tejo exepto numa franja costeira que chega mais ou menos até à zona de Aveiro. Também se pode encontrar em Espanha e na zona Oeste de França.
Como podem observar nas fotos, apresenta uma coloração verde com manchas pretas que, por vezes, se unem formando grandes bandas escuras.
A cauda é achatada lateralmente, onde os machos apresentam uma lista longitudinal branca.
A pele tem um aspecto granuloso, já o ventre varia a coloração, normalmente escuro com muitas pintas brancas.
Se repararmos nos dedos percebemos que possuem quatro dedos nas patas anteriores e cinco nas patas posteriores. Podem atingir os 16 cm.
Este anfíbio reproduz-se na água, em zonas de água parada, temporárias ou não como em tanques, charcas, fontes, entre outros. Mas também em zonas de água com pouca corrente como ribeiros com pouco caudal. É essencial que exista vegetação aquática pois é nestas plantas que a fêmea prende os ovos.
O macho é mais fácil de distinguir da fêmea na época reprodutiva, que ocorre nos meses mais frios do ano altura em que se encontram mais activos até durante o dia, já que no resto do ano são essencialmente seres nocturnos. Por esta altura o macho desenvolve uma crista que começa na cabeça e se prolonga até à ponta da cauda. Esta é listrada, alternando a cor preta com amarelos ou laranjas, a fêmea não possui esta crista, tal como o macho fora da época de acasalamento. Os juvenis podem ser confundidos com as fêmeas.
A íris dos olhos é dourada como podem ver nas fotos.
O tritão-marmoreado habita zonas essencialmente frescas como hortas, prados, lameiros ou florestas autóctones onde encontrem abrigos, zonas com água e alimento. Alimenta-se essencialmente de minhocas, lesmas, girinos, caracóis entre muitos outros pequenos seres.
Apesar de já ter sido no Verão encontrei este tritão, numa zona com pouca claridade dentro de uma poça de água lamacenta. O habitat neste local consistia numa zona ribeirinha com pouca corrente, e rica em arvoredo, principalmente amieiros (artigo sobre o amieiro aqui: https://respiranatureza.com/2017/12/12/amieiro-alnus-glutinosa-importancia-e-propagacao/ ), por perto também existem hortas e vários abrigos naturais para se esconder.
Não tentou fugir quando o agarrei, provavelmente estaria a confiar na camuflagem…
No próximo artigo vou escrever sobre o tritão-marmoreado-pigmeu, um parente mais pequeno do tritão-marmoreado.
Espero que tenham gostado!
Abraço.
Gady
Olá a todos. Já por várias vezes nos últimos anos à noite que me cruzo com estes pequenos seres mas não sei se são pigmeus. Região da Beira Alta, concelho de Mangualde. Tenho várias fotos se quiserem.
GostarLiked by 1 person
Bom dia! Pela localização geográfica será mesmo o tritão marmoreado (Triturus marmoratus). O tritão marmoreado pigmeu distribui-se a sul do Tejo e numa faixa junto ao litoral segundo o Atlas dos Anfíbios e Répteis de Portugal até à zona de Aveiro. Embora existam exceções principalmente em zonas de transição da distribuição das duas espécies. Em Mação (a norte do rio Tejo encontrei as duas espécies debaixo da mesma ponte 🙂 Abraço e sim envie fotos. Grande Abraço!
GostarGostar
Pingback: Tritão-marmoreado-pigmeu | RESPIRA NATUREZA