Campainhas de Outono

Como bem sabemos tudo na vida funciona mais ou menos em ciclos, e um dos mais fascinantes é sem dúvida o ciclo das estações do ano, em que tudo muda consoante o tempo que faz.

Chegou a chuva e o frio. Embora o Inverno ainda esteja longe de chegar, é outono e tudo volta a acontecer, basta estar atento. Muitas aves partiram, muitas aves chegaram outras simplesmente passaram…

Até nós já mudámos os nossos hábitos… lareira acesa, roupa mais quente, no campo procuramos os frutos e os prazeres da estação.

Muitas árvores começam a perder as folhas e a prepararem-se para os meses mais frios do ano… e do chão além dos cogumelos, heis que algo bonito e escondido durante os meses mais quentes do ano emerge do solo.

Trata-se da campainha-de-outono Leucojum autumnale L. uma planta pertencente à família Amaryllidaceae.

São os primeiros bolbos de outono que surgem onde vivo, após estes começarão a aparecer as cores amarelas dos narcisos, o violeta das cilas, e por aí fora.

Pequenas campainhas brancas e cintilantes começam a alegrar os campos, em cada haste rosada com cerca de 10 cm aparecem as flores. Por vezes solitárias, ou em conjunto, duas ou três flores que acabarão por dar lugar a uma pequena cápsula globosa que por sua vez darão origem a pequenas sementes de cor negra.

À primeira vista parece só existirem flores, mas é um engano pois estas apenas aparecem antes das folhas que acabarão por surgir mais tarde, são finas como uma agulha de pinheiro e tenras como a relva.

É uma espécie comum em Portugal, e segundo observei não precisam de solos muito ricos para vingarem, normalmente observo-as em zonas com solos pobres e algo rochosos e com boa exposição solar.

Em alguns países é usada como planta ornamental. Observando bem pelas fotos dá para perceber o porquê.

Abraço

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.