Sabes o que é uma rela?

Hyla meridionalis (Boettger, 1874)

Já não encontrava uma rela há bastante tempo, mas hoje apareceu-me à porta pela mão de um amigo…

As relas são pequenos anfíbios anuros (sem cauda). Em Portugal podemos encontrar duas espécies. A rela-meridional Hyla meridionalis e a rela-ibérica Hyla molleri.

Neste caso escrevo sobre a rela-meridional.

Para começar, como as distinguir? É relativamente fácil, basta prestar atenção à banda lateral de cor escura que em ambas começa na narina. No caso da rela-meridional esta banda termina perto dos membros anteriores, enquanto que na rela-ibérica esta banda estende-se até aos membros posteriores.

São animais bonitos e frágeis. A sua pele é lisa e brilhante. A pupila é horizontal e como podem ver nas fotos a íris é dourada.

Medem cerca de 5 cm. Possui quatro dedos nos membros anteriores e 5 nos posteriores. Na ponta dos dedos possui discos adesivos que segundo constatei agarram praticamente a tudo, é fantástico.

Não é muito comum, mas podem ser encontrados indivíduos de cor azul. Eu nunca vi, mas ainda não perdi a fé.

Distribui-se pela Península-Ibérica, Sul de França e Sudoeste de Itália. Em Portugal surge na metade sul do país, na zona centro existem, mas em populações mais fragmentadas. Principalmente em núcleos mais isolados a espécie pode-se extinguir localmente quando o seu habitat é alterado, principalmente locais de reprodução.

O uso desadequado de pesticida é grande causa de morte para a espécie que se alimenta de insectos e outros invertebrados. Certo dia encontrei uma rela meio moribunda pois esse terreno tinha sido tratado com pesticidas há dias atrás.

De um modo geral o abandono de práticas tradicionais, tanto na agricultura como na exploração das nossas florestas não tem ajudado muito na manutenção de espécies como esta.

Deixo aqui algumas referências que sustentam o que escrevi, são bons livros que uso diariamente nas minhas pesquisas.

Grande abraço!

Gady

ARNOLD, E. N.; BURTON, J. A. (1985) – A Field Guide to the Reptiles and Amphibians of Britain and Europe. William Collins Sons & Co Ltd Glasgow, Great Britain.

MARAVALHAS, Ernestino, SOARES, Albano (2017) – Anfíbios e Repteis de Portugal / Amphibians and Reptiles of Portugal. Booky Publisher.

LOUREIRO, Armando; ALMEIDA, Nuno Ferrand; CARRETERO, Miguel A.; PAULO, Octávio S. (2008) – Atlas dos Anfíbios e Répteis de Portugal. INOVA Artes Gráficas. Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade

2 thoughts on “Sabes o que é uma rela?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.