Aldeia dos Santos e a lenda de São Gens…

A lenda de São Gens…

Em tempos idos houve um grande incêndio que consumiu estas terras, tudo ardeu, o povo estava entristecido ao ver todos aqueles vales sem vida, tudo era negro e a terra fumegava. Mas no alto de um cabeço continuava tudo verdejante e sereno. Ali a vida persistia…

No mesmo dia alguns habitantes subiram àquele recanto vivo. Ao lá chegarem encontraram algo inesperado. Numa laje observaram uma bonita imagem, era São Gens.

Crentes de um milagre e contentes pelo achado, transportaram a imagem para a Capela de S. Mateus (uma capela que existiu durante séculos ali perto em honra a São Mateus, que terá sido destruída pelo fogo nos princípios do séc. XX).

Ali colocaram a laje com a figura de São Gens, abrigado das intempéries, o povo estava com fé que o cume não tinha ardido graças a este Santo milagreiro.

Mas no dia seguinte a imagem havia desaparecido…

A mesma imagem voltou a ser encontrada no seu local de origem e de novo a levaram para a Capela de S. Mateus, mas voltou a desaparecer… e tudo se repetiu, vezes e vezes sem conta.

Aquela imagem aparecia sempre no local onde foi encontrada.

O povo reuniu-se e concordou em construir na ponta daquele monte um abrigo para este Santo, e assim se construiu a Capela de S. Gens que perdura até aos tempos de hoje.

Este local é sem dúvida um local emblemático do Concelho de Mação.

Hoje fui à Capela de São Gens.

Observo que as urzes e as carquejas já estão a florir, por outro lado ainda noto vestígios do último grande incêndio de 2017.

Ao longe observa-se o Bando do Codes…

Lá em baixo vê-se a Aldeia dos Santos…

Lembro-me de há largos anos subir pela escada lateral para o telhado e ali me deitar nos finais de tardes de Verão à conversa com amigos, já lá vão quase 20 anos…

Algo me inquieta nos dias de hoje. Vejo por ali muito Pinheiro-ratinho (Háquea-espinhosa) a germinar, uma planta exótica de que já falei no respiranatureza.com. Planta que quando adulta domina completamente a paisagem. As suas folhas têm forma de um espinho muito duro, e quando as populações de háquea se tornam densas e em grande número torna os terrenos inacessíveis.

Em breve e voluntariamente tentaremos erradicar ou limpar parte deste monte para que este local mítico continue a ser visitável e seguro.

Que S. Gens nos ajude nesse dia, pelo menos que não chova.

Ao dar a volta ao monte passo pela Fonte Santa de São Gens, hoje recuperada. Ali existe a crença que a água que sai da rocha é milagrosa. Em outros tempos a água sairia das rochas abundantemente. Hoje nem tanto.

Mação uma terra de lendas e crenças.

E vocês, conhecem lendas e histórias de Mação?

Abraço

Gady

One thought on “Aldeia dos Santos e a lenda de São Gens…

  1. Pingback: “Hakea sericea Schrader”: Controlo de plantas invasoras em Mação. | RESPIRA NATUREZA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.