Há cerca de uma semana caminhava em termos transmontanos, algures na serra de Figueira – Mogadouro…
A certo momento por cima do arvoredo reparo num vulto, algo grande voa a baixa altitude… “Terá pousado perto” foi o que me ocorreu. Desci a encosta com cautela para ver onde pousara.
A meia encosta o arvoredo diminui pois entro em terras de cultivo. Reparo em algo pousado num poste de telefone perto da estrada. Com mais cuidado tento descer junto a uma linha de árvores que dividia duas parcelas de terreno.
Já estava razoavelmente perto…
Rapidamente troquei a lente da máquina fotográfica… era um britango!
Tentei passar por entre a vegetação para não ser detectado ao primeiro instante… e disparei!
Senti um alívio nesse momento, já tinha um registo!
Já os observei bastantes vezes a planar pelos céus do noroeste de Portugal, mas assim pousado é a primeira vez. Para ser sincero nunca os procurei para fotografar, mas já que tinha um modelo, porque não aproveitar!?
Também é conhecido como abutre-do-Egipto, o britango Neophron percnopterus é uma ave rapina com uma envergadura de cerca 160 cm, portanto mais pequeno que o grifo que pode atingir cerca de 270 cm de envergadura. Além de ser mais pequeno que o grifo, também é muito menos numeroso, pelo que é um registo fotográfico bem valioso para mim.
A plumagem como podemos observar nas fotografias é branca e preta, a cauda é em forma de cunha, e a face é amarela o que lhe confere um aspecto completamente diferente da nossa restante avifauna. Enquanto não atingem a maturidade são castanhos o que na minha opinião lhes confere um ar estranho.
Não tive muito tempo para fazer o gosto ao dedo, estava com uma lente que não me permitia fotografar de muito longe, e rapidamente fui detectado, pelo que a ave se lançou em voo pelo vale abaixo.
Esta é uma espécie estival, que procura Portugal para procriar. Nesta região, o rio Douro corre em gargantas estreitas, onde existem locais inacessíveis ao homem e propícios para esta ave nidificar. Passa o Inverno a sul, na África subsariana.
Talvez um dia vá propositadamente às arribas do Douro procurar estas aves, mas por hoje fico por aqui, deixo só mais umas fotos desta tarde bem passada.
Subscrevam o meu blog!!!
Obrigado!
Gady
- Convido-te a seguir o respiranatureza.com Abraço!!!
Belíssimas fotos!parabéns
GostarGostar