“Arctia villica” – Vamos ler?!

Nestes últimos dias tenho reparado numa bonita mariposa que tem aparecido regularmente à minha porta… provavelmente atraídas pela luz do candeeiro de rua algumas acabam por ficar até ser dia…

 

 

É uma mariposa que pelo seu padrão e cores, não passa despercebida. Normalmente as borboletas diurnas são mais coloridas que as nocturnas, mas esta não se deixou ficar atrás.

 

 

Não lhe conheço nome comum, apenas o nome científico, Arctia villica Ssp. angelica (Boisduval, 1829)

Esta subespécie ocorre no Norte de África e a Sul da Península Ibérica

Observando rapidamente, logo salta à vista o magnifico contraste resultante do fundo preto que contrasta com manchas claras. Nesta subespécie reparamos que existem manchas nas asas anteriores que convergem na base até à parte externa da asa. Tal não acontece nas subespécies existentes mais a Norte, onde esta grande mancha dá lugar a mais do que um ponto branco.

 

 

Ao abrir as asas reparamos que as asas posteriores são cor de laranja claro com manchas pretas. A parte superior do abdómen é laranja com pontos pretos e a extremidade é vermelha. A parte superior do tórax está coberta de pelos negros, nos flancos do tórax tem uma mancha branca. Já a parte inferior do tórax apresenta pelos vermelhos.

 

 

Através da antena percebo que se trata de um macho pois tem a antena em forma de pluma, as antenas das fêmeas são filiformes, delgadas como um fio, não tem forma de pluma.

Estes dois indivíduos que encontrei mediam cerca de 5 cm de comprimento.

 

 

Observando o local onde as tenho encontrado, posso constatar a existência de hortas e pomares, zonas de muita vegetação rasteira que por esta altura está muito florida. Por aqui também contrastam zonas de bosque em recuperação derivado aos incêndios e zonas de mato.

 

 

Ao contrário de muitas espécies a lagarta desta mariposa alimenta-se de várias variedades de plantas como por exemplo o dente de leão ou a urtiga entre muitas outras que certamente encontrará por estes campos.

Para acabar deixo aqui algumas fotografias para verem como está o campo por aqui, todo florido!

 

Abraço!!!

Gady

2 thoughts on ““Arctia villica” – Vamos ler?!

  1. Obrigado pelas publicações que vou captando das suas interessantíssimas descobertas..
    Estou agora mais tempo pelo concelho…. Para acompanhar a Natureza..

    Gostar

  2. De muito interesse, sempre. Relevo a sua actividade neste domínio, que nos dá informação para mais conhecimento sobre a Natureza, tão carecidos que estamos de quem o faça. Obrigado.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.