Que vespa é esta?!

Por estes dias, numa das minhas caminhadas, cruzei-me com a solitária vespa-mamute (Megascolia maculata flavifrons). Logo pelo nome comum “mamute” sugere ser um animal gigantesco…

 

 

De facto, apesar de ser uma vespa, esta é a maior que encontramos por cá e é nativa de Portugal embora a espécie se possa encontrar por grande parte da Europa estendendo-se pelo médio oriente.

Quando a observamos a voar notamos que tem um bater de asas pesado, pessoalmente gosto de as ver por aí.

Apesar de grandes não são agressivas, infelizmente há quem as confunda com a vespa asiática (Vespa velutina) pois têm um porte parecido, mas esta última é uma espécie invasora que se alimenta de outros seres vivos como as abelhas. Já a vespa mamute não, os adultos alimentam-se de pólen e néctar.

 

 

 

A fêmea coloca os ovos em larvas de escaravelho-rinoceronte (Oryctes nasicornis) quando as larvas eclodem acabam por se alimentar do hospedeiro.

 

 

Além de mais, não é difícil de identificar a vespa-mamute. Tanto o macho como a fêmea têm o corpo coberto de pelos pretos e brilhantes, apresentam alinhadas aos pares quatro grandes manchas amarelas no abdómen, por vezes estas encontram-se unidas, dando lugar a apenas duas grandes manchas. O macho é mais pequeno, tem a cabeça preta e as antenas maiores do que as antenas da fêmea, que tem a cabeça amarela, esta chega a medir cerca de 6 cm, enorme, não!?

 

 

Boas observações!

Abraço!

Gady

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.