Sabias que o equinócio de Outono é hoje?

Equinócio de Outono…

Setembro, o verão está mais uma vez a chegar ao fim. Como sempre, as temperaturas elevadas vão acabar por baixar e os dias ficam mais curtos. As aves já se encontram em migração rumo ao sul. Mediante a espécie, procuram um local mais ameno para passar o Inverno Europeu.

 

 

Com as primeiras chuvas, as agúdias saem da terra, não tarda vamos poder voltar a ver os campos cheios de diversas espécies de cogumelos, algumas verdadeiras iguarias… outros nem tanto…

 

 

…e nós mudamos os nossos trajes, mais uns meses e o som da lenha a estalar conforta-nos como sempre. Para muitos as férias chegaram ao fim e as aulas já vão começar.

Animem-se! Está a chegar o Outono! Embora para muitos o fim do verão nos deixe pensativos e tristes esta é mais uma vez, altura de mudança.

Dia 22 de Setembro, o equinócio de outono marca a transição destas duas estações, o equilíbrio de forças entre o dia e a noite. A duração do dia e da noite são iguais.

 

A partir deste dia o nascer do sol chegará um pouco mais tarde, assim como o por do sol chegará um pouco mais cedo. Ou seja, de dia para dia a noite vai ganhando quase três minutos ao sol. Será assim até ao solstício de Inverno dia 21 de Dezembro, o dia em que os raios solares tem menor incidência sobre o hemisfério Norte. A partir daí, tudo se reverterá e aos poucos os dias voltarão a ser maiores até ao equinócio de Primavera (20 de Março 2021), após este equinócio, os dias vão se tornar maiores até ao Solstício de Verão (21 de Junho 2021) onde os dias aos poucos vão ficando mais pequenos até chegar novamente o equinócio de Outono (22 de Setembro 2021) e será sempre assim tal como os acontecimentos que observamos na natureza e nas nossas próprias vidas.

Em breve as tonalidades das árvores vão começar a mudar e tornar mais agradável a paleta de cores da natureza…verdes, castanhos, ocres, vermelhos, laranjas…Também as folhas das árvores de folha caduca vão acabar por cair…

 

 

…mas antes disso é uma boa altura para recolher sementes, para mais tarde propagar, é também uma boa altura para pensar em organizar os nossos viveiros “caseiros”. Que tal propagar, azereiros, pilriteiros, sobreiros, carvalhos, amendoeiras, castanheiros, freixos entre outras espécies.? Ou então começar a pensar em preparar o terreno para fazer propagação de árvores ou arbustos por estaca? Aveleiras, choupos, salgueiros, sabugueiros, zimbros entre outras!

Se já tens as árvores em vaso, em breve também será a melhor altura para as devolveres ao meio natural, mas para mim o melhor mês para o fazeres será no início de Novembro.

Reparei que, por exemplo, ao plantar bolotas na terra elas facilmente germinam, basta observar um pouco o Gaio e a forma como esta ave fantástica ajuda na disseminação deste tipo de sementes. Também tu as podes plantar, aproveita quando fores fazer uma caminhada pelo campo. Na Primavera já as poderás ver a germinar.

 

 

São as soluções possíveis para que certas espécies continuem a existir e resistir às alterações inerentes ao crescimento desregulado do homem.

Abraço!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.