Uma Toutinegra de barrete preto?

Estamos em fevereiro, muitas das árvores continuam despidas de folhagem, a água cai do céu com abundância e as aves começam a empenhar-se nos preparativos para a estação que se aproxima. Pelos campos fora, os bolbos animam a paisagem. São várias as espécies de narcisos, jacintos dos campos, Romulas, Scillas entre muitas outras que agora estão a florir.

Apesar da grande maioria das andorinhas migratórias chegarem com a primavera, já as podemos encontrar por cá. Este ano o meu primeiro registo de andorinha das chaminés foi no dia 12 de janeiro. Como podem ver, existem sempre exceções à regra.

Neste artigo trago-vos uma ave que não é assim tão fácil de observar e na maior parte das vezes deteto a sua presença pelo seu chamamento “tchek, tchek” …

A toutinegra de barrete preto (Sylvia atricapilla), é uma ave solitária com cerca de 15 cm de comprimento. O seu nome sem dúvida alguma retrata o macho, de cor cinzenta apresenta no topo da cabeça um “barrete” preto, a fêmea apresenta uma cor mais acastanhada sendo o seu “barrete” castanho avermelhado.

É uma espécie residente, que podemos encontrar em diferentes habitats, seja em jardins, hortas, zonas ribeirinhas, entre outras. Normalmente prefere zonas algo arborizadas onde passa despercebida no meio da vegetação. Por esta altura e com grande parte das árvores despidas é mais fácil observa-la.

É uma ave insectívora, mas isso não a impede de visitar o comedouro que fiz. Posso-vos garantir, adora fruta, principalmente nos meses mais frios, quando outros recursos alimentares são mais escassos.

Grande abraço e boas observações!!!

Gady Rui Santos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.