O pica-pau-malhado-pequeno

Também conhecido por pica-pau-galego (Dendrocopos minor), não é maior que um pardal. Muitas vezes passa-nos despercebida no meio da folhagem, sendo a altura mais fácil para o observar nos meses frios quando muitas das árvores estão despidas de folhas.

Fico bastante contente cada vez que reencontro este pequeno pica-pau. Desta feita encontrei-o no Concelho de Mogadouro a alimentar-se no meio de uma figueira.

Os habitats onde o encontrei variam um pouco, pinhais bem desenvolvidos, florestas mistas com sobreiros, castanheiros, carvalhos. Também em hortas próximas de pequenos bosques como foi desta vez.

Para ser sincero não observei esta ave mais do que seis vezes. É uma ave facilmente identificável, no dorso de cor preta encontramos manchas brancas, já o peito de cor branca apresenta pequenas riscas escuras. No entanto existem diferenças entre a fêmea e o macho desta espécie. O macho apresenta na cabeça uma bonita mancha vermelha que a fêmea não possui sendo assim facilmente distinguíveis.

Alimenta-se de insetos e outros pequenos seres que procura freneticamente entre os ganhos e reentrâncias das árvores.

À semelhança das restantes espécies de pica-paus que encontramos em Portugal (Peto-verde e pica-pau-malhado-grande) o pica-pau-galego também nidifica em buracos que escava nas árvores.

Boas observações e um grande abraço!

Gady

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.