Em continuação do último artigo…
Chegou a altura de limpar as caixas ninho e fazer algumas reparações, convém ser mais ou menos no princípio do ano, para dar tempo para as aves escolherem o local onde vão nidificar.
Vejam, tal como escrevi no último artigo, nestas fotografias podem observar como a trepadeira-azul tapou todas as frechas existentes entre as tábuas com terra. Também pude observar que para preparar o ninho para as crias transportaram também terra no fundo do ninho e muitas folhas, muitas delas de sobreiro que apanhou nas árvores atrás de casa.



Depois de limpo já se notam os furos que fiz no fundo, para o caso de um acidente e entrar água da chuva existir um local por onde saia com mais facilidade.
Lembram-se de no último artigo ter escrito sobre o casal de pintassilgos que nidificou bem perto da caixa ninho? Pois já tenho aqui a foto.



Depois deste procedimento, voltou tudo ao lugar. Agora é esperar o que vai acontecer… voltará o mesmo casal a nidificar neste ninho? Eu gostava de ter outra espécie diferente para quem sabe, poder observar comportamentos diferentes.
Sei que aqui por casa os miúdos tiveram uma experiência extraordinária, porque não tentar aí em casa também?!
No próximo artigo vou vos mostrar os novos abrigos que coloquei para as aves, desta vez não em volta de casa mas em terrenos da família. Espaços que cuido de modo a manter e proteger a diversidade ambiental da região onde vivo.
Abraço!
Gady