Caixas ninho – uma actividade em família.

Um pouco antes do inverno passado decidi fazer uma pequena atividade com os meus pequenos. Construir caixas ninho para instalar nas árvores em volta de casa, uma atividade que se revelou bastante produtiva!

Madeira, pregos, arames, borracha, um marcador, berbequim e pusemos mãos à obra, recordo-me que foi uma manhã bem passada a falar de aves, o que elas comem, que sons fazem, por onde andam… O marcador foi para dar o nome a cada “ninho”. Construímos a casa da baga vermelha, a casa da figueira, a casa do diospireiro, a casa da oliveira e a casa da parreira.

Passado uma semana estávamos a decidir onde colocaríamos os ninhos. Como podem imaginar pelo nome de cada caixa ninho, as árvores já estavam escolhidas, a casa da baga vermelha ficou colocada num azevinho. Tivemos o cuidado de pensar no trajeto que o sol faria no verão, para tentar que ficassem abrigadas do calor extremo, a altura a que ficariam entre outros pequenos pormenores.

Antes da primavera chegar já começava a haver movimento em alguns destes abrigos. Por exemplo, a casa da parreira começou a ter muitas visitas, desde o pardal-comum, o chapim-real, a poupa, o chapim-azul…

Foi divertido ir observando a curiosidade de algumas aves, por exemplo um pardal macho começou a espreitar, entrou, saiu. É certo que fiquei a pensar que seriam os pardais a nidificar ali, mas, no dia seguinte aconteceu o mesmo com um chapim-real e foram se sucedendo algumas surpresas, mas…

… vamos esperar pelo próximo artigo e descobrir quem veio habitar esta caixa ninho, um grande abraço e boas observações!

Gady

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.