A Borboleta branca da couve

 

Sem dúvida alguma que a Borboleta branca da couve Pieris brassicae é uma espécie muito comum e conhecida de norte a sul do país. Habita muito próxima dos humanos já que aproveita os campos de cultivo para por os seus ovos, normalmente em plantas da família das brassicáceas, onde também estão incluídas as couves, que acabam por lhe dar o nome. É mesmo devido a isso que proliferam e acabam por ser consideradas uma praga em zonas de cultivo.

Os ovos são colocados na parte de baixo da folha da planta hospedeira, são de cor amarela e vão dar origem a pequenas lagartas que ficarão como esta que fotografei em Dezembro de 2016, depois da fase de crisálida nasce a borboleta, esta voa durante a maior parte do ano excepto nos meses frios do Inverno.

Numa das fotos que tirei em Abril deste ano vemos uma fêmea de asas abertas que se caracterizam pela mancha preta no topo da asa, e por duas pintas negras em cada lado. Já o macho possui a mesma mancha negra no topo da asa mas não tem as pintas brancas nas asas.

Esta é uma das poucas espécies de borboletas que não se encontram em perigo no nosso país.

Gady

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s