A felosinha “Phylloscopus collybita”

A felosinha (Phylloscopus collybita)

Nesta altura do ano encontra-mos por cá uma avezinha típica do inverno (entre muitas outras claro), é a felosinha, e dificilmente a encontra-mos parada, pois está sempre a saltitar de um lado para o outro. Mas desta vez consegui tirar-lhe umas fotos.

A felosinha ou felosa-comum (Phylloscopus collybita) gosta muito de passar o inverno entre nós, pois onde nidifica o inverno é bem mais rigoroso, logo o alimento escasseia por lá.

É engraçado como se embrenha no meio da vegetação em busca de insectos, apesar de pequena (cerca de 11 cm) é muito furtiva. Há dias estive a observar uma numa horta, e realmente parecia ela que estava a catar couves e nabiças (risos).

Pode ser confundida com a felosa-ibérica que em tempos foi considerada uma sub-espécie da felosa-comum, mas hoje em dia são consideradas espécies distintas. São muito parecidas mas o seu canto é diferente. Poderia esta ser uma felosa-ibérica? Penso que não, pois estas nesta altura do ano já se encontram em África, pois invernam por lá, e quando voltarem para estes lados já a felosa-comum rumou ao norte da Europa e Ásia, pois é lá que criam. Penso que só um fenómeno meteorológico muito estranho é que as poderia juntar.

Boas noites!

2 thoughts on “A felosinha “Phylloscopus collybita”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s