A felosinha (Phylloscopus collybita)
Nesta altura do ano encontra-mos por cá uma avezinha típica do inverno (entre muitas outras claro), é a felosinha, e dificilmente a encontra-mos parada, pois está sempre a saltitar de um lado para o outro. Mas desta vez consegui tirar-lhe umas fotos.
A felosinha ou felosa-comum (Phylloscopus collybita) gosta muito de passar o inverno entre nós, pois onde nidifica o inverno é bem mais rigoroso, logo o alimento escasseia por lá.
É engraçado como se embrenha no meio da vegetação em busca de insectos, apesar de pequena (cerca de 11 cm) é muito furtiva. Há dias estive a observar uma numa horta, e realmente parecia ela que estava a catar couves e nabiças (risos).
Pode ser confundida com a felosa-ibérica que em tempos foi considerada uma sub-espécie da felosa-comum, mas hoje em dia são consideradas espécies distintas. São muito parecidas mas o seu canto é diferente. Poderia esta ser uma felosa-ibérica? Penso que não, pois estas nesta altura do ano já se encontram em África, pois invernam por lá, e quando voltarem para estes lados já a felosa-comum rumou ao norte da Europa e Ásia, pois é lá que criam. Penso que só um fenómeno meteorológico muito estranho é que as poderia juntar.
Boas noites!
É mesmo
GostarGostar
É muito bonita. A Natureza é linda.
GostarGostar